GERGELIM
O gergelim pode ser utilizado como alimento ou como condimento, dependendo dos pratos em que é empregado e nas quantidades em que dele se utilizam.
A origem do gergelim se perde na História; alguns autores colocam a Índia, outros como sendo algumas regiões da África. Esta dificuldade se deve ao fato que desde há muitos séculos esta planta é cultivada e levada de uma região a outra pelos seres humanos. As primeiras citações de cultivo colocam a região da Mesopotâmia, sendo depois levada para o antigo Egito. Na verdade esta é uma planta que está arraigada na cultura de vários países tradicionais, mostrando que realmente é de uso muito antigo pela raça humana.
China, Japão, países árabes, Índia utilizam de maneira intensa tanto as sementes quanto o óleo extraído delas, o que enriquece a alimentação com fibras, proteínas e vitaminas A, B, C, e elementos como cálcio, fósforo e ferro.
Foi introduzido no Brasil pelos portugueses, no século XVI, sendo cultivado nos fundos de quintais mais como curiosidade, não existindo muito comércio. Seu cultivo foi amplamente difundido pelo Brasil como uma técnica alternativa para combate da formiga saúva. O que realmente acontece, mas dentro de certos limites.
O gergelim consegue manter a quantidade de formigueiros dentro do aceitável, não os extingue por completo.
Planta que atinge até uns
O gergelim é muito empregado na Índia para fins terapêuticos. É indicado pela medicina Ayurveda para diminuir a acidez do sangue, fortalecer a pele e principalmente para aumentar a atividade cerebral. Quem trabalha com a massagem Ayurveda procura muito o óleo de gergelim, principalmente o preto, para suas massagens. De consistência pegajosa e aderente parece aumentar os estímulos durante as massagens.
Como podemos empregar o gergelim no nosso dia-a-dia para fornecer fibras para nosso intestino e fortalecer a atividade mental? Quando estiver refogando o arroz, adicione uma grande quantidade de gergelim e refogue junto. Quando estiver secando a água do arroz, mexa para misturar bem o gergelim, pois este normalmente fica por cima por ser mais leve.
O sabor depois de pronto se assemelha ao arroz com amêndoas. Também se pode cozinhar juntamente com o feijão, só que neste caso o sabor do feijão irá prevalecer.
Vamos preparar um prato árabe utilizando o gergelim. Pegue grão-de-bico e deixe na água de molho para hidratar. Com as mãos, retire as casquinhas, leve para uma panela e cozinhe até ficar macio. Depois de escorrido e frio, coloque o grão-de-bico em um liquidificador ou processador, adicione alguns dentes de alho, suco de limão, bastante azeite de oliva um pouco de sal e pasta de gergelim que já compramos pronta com o nome de Tahine.
Se ficar de consistência muito dura adicione mais azeite. Depois de pronto coloque em uma pequena vasilha, de preferência de porcelana e cubra com mais azeite. Sirva acompanhado com pão sírio ou com qualquer outro tipo de torrada. Se quiser deixar com sabor mais pungente, experimente pulverizar pimenta calabresa por cima, antes de cobrir com o azeite. O sabor desta base pode ser alterado com o emprego de outros condimentos, e isto irá depender apenas de criatividade e bom gosto.
Fonte: jperegrino
Obs: Fabricamos Biscoito de Soja com Gergelim Branco